Mais de 3,5 milhões de candidatos acessaram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 13h deste domingo (30/12), o que equivale a cerca de 85% do total de participantes. A consulta individual foi liberada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã da última sexta-feira (28/12). É preciso informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha para visualizar as notas.
As provas foram aplicadas em 1.615 municípios, em todo o país, e foram feitas por 4,1 milhões de candidatos. O espelho de correção da redação estará disponível para consulta em 6 de fevereiro, apenas para vista pedagógica. Isso significa que o estudante poderá ver os erros que cometeu, mas sem a possibilidade de entrar com recurso.
Desde a divulgação dos resultados, alguns estudantes se mobilizam nas redes sociais para que esta divulgação seja antecipada e que haja possibilidade de entrar com recurso. Participantes criaram, inclusive, um abaixo-assinado para entrar na Justiça contra a nota que receberam.
Também está disponível no site do Inep um guia para que o participante entenda como foi calculada a nota. O resultado do Enem 2012 poderá ser usado pelos candidatos para concorrer a uma das 129.279 vagas que serão oferecidas na primeira edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades são para 3.751 cursos em 101 instituições públicas de ensino superior.
A consulta a oferta de vagas por localidade, instituição, curso e turno está disponível desde de quinta-feira (27/12) no endereço sisu.mec.gov.br/cursos. As inscrições começam em 7 de janeiro de 2013 e podem ser feitas até as 23h59 de 11 de janeiro de 2013, via internet, no portal do Sisu. Durante esse período, o candidato poderá alterar as opções e será considerada válida a última inscrição confiramada.O portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também disponibilizou uma ferramenta para a consulta.
A seleção vale para todos os estudantes que prestaram o Enem e tiveram nota superior a zero na redação. No ato da inscrição, estudante poderá fazer duas opções de vaga. Ele deve ainda especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno.
Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência: se pelo sistema universal ou pelo sistema de cotas, já que o Sisu, em 2013, se adequará à nova Lei de Cotas. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.
Fonte: Eu Estudante